O que é SPML ?
SPML ( Alongamento miofascial percutâneo seletivo) é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado sob anestesia geral para o tratamento dos encurtamentos dos tendões que ocorrem nas crianças com Paralisia cerebral, devido, principalmente, à discrepância entre o crescimento dos músculos e do esqueleto causada pela espasticidade.
O termo “percutâneo”utilizado no nome SPML significa a utilização de pequenas incisões de 2 mm que não necessitam suturas.
O método de SPML foi desenvolvido pelo Dr. Roy Nuzzo de Summit , New Jersey – USA
Nosso primeiro contato com a técnica foi há 4 anos, em Atlanta- TX- USA através do Dr. David Yngve e desde então temos realizado esse procedimento em centenas de pacientes aqui no Brasil, com ótimos resultados
Como funciona o SPML ?
O procedimento é realizado através da liberação das bandas tensas do tendão na chamada “zona de transição ou zona II”. Essa zona é transição entre o músculo e o tendão propriamente, onde há uma superposição de fibras . O tendão, nessa zona, é bem fino e suas fibras ficam como que ancoradas na parte mais superficial do músculo, chamada Miofáscia . Quando seccionamos essas bandas tensas miofasciais através das micro-incisões, o músculo subjacente é alongado facilmente.
Quais os músculos que podem ser alongados pela técnica de SPML ?
Crianças com Paralisia cerebral têm espasticidade e encurtamento muscular em várias localizações dos membros inferiores.
Muitas áreas podem ser tratadas com a técnica SPML durante o mesmo procedimento.

As áreas mais comuns para realização do procedimento são:
- Região das panturrilhas ( músculo tríceps sural – Tendão de Aquiles)
- Região poplítea ou na parte posterior das coxas ( músculos flexores dos joelhos)
- Região inguinal para tratamento da “marcha em tesoura”ou adução cruzada
Em qual idade pode ser realizado o SPML ?
Como o SPML usa micro-incisões, formam cicatrizes muito pequenas. Isso é muito importante, pois as cicatrizes estão associadas à recorrência da contratura e da deformidade após o alongamento convencional pela cirurgia aberta. Assim, o SPML funciona bem em qualquer idade, desde que haja encurtamento muscular mesmo nas crianças mais novas.
O SPML pode reduzir a espasticidade e auxiliar na prevenção de novas contraturas musculares ?
Sim. A zona II ou zona de transição músculo-tendinosa, onde é realizado o procedimento é rica em estruturas denominadas “fusos musculares” que são receptores de pressão. Quando a criança apresenta contratura muscular, ela coloca muita pressão sobre essas regiões e isso estimula a espasticidade. Com o SPML, além do alongamento obtido, reduz-se a pressão nessas estruturas, trazendo como bônus a redução da espasticidade (reduz o chamado “gatilho”ou “input periférico” que desencadeia a resposta espástica.
Quais as principais vantagens do SPML sobre a cirurgia convencional ?
- Possibilidade de realização em qualquer idade, desde que haja encurtamento muscular, possibilitando evoluir no processo de reabilitação da criança
- Procedimento de baixa morbidade, com incidência de complicações muito baixas e internação hospitalar mínima (1dia)
- Reabilitação precoce já a partir do primeiro dia de pós operatório, podendo mobilizar e colocar em pé, o paciente, já a partir desse momento, evitando atrofias musculares pela imobilização prolongada
- Índice de recidiva ou recorrência baixo. Os trabalhos têm demonstrado entre 7% e 10% de recorrências nos primeiros 7 anos
- Possibilidade de realizar o procedimento, em casos de recorrência, sem prejuízo para o músculo